Mais sábio que Salomão?

sabedoria
Quero falar um pouco de Salomão hoje. Salomão foi um dos maiores homens que já pisou na Terra. Ele amava a Deus e Ele apareceu a Salomão em um sonho, no qual Deus lhe deu a oportunidade de pedir o que quisesse. Salomão pensou um pouco e ele agradeceu a Deus pela Sua bondade e também assumiu que era imaturo demais para reinar uma nação. Decidiu então pedir por sabedoria. Deus se agradou tanto do pedido que lhe disse: já que você não pediu uma vida longa, nem dinheiro e nem a morte dos seus inimigos, mas pediu sabedoria; farei como você pediu e também lhe darei mais dinheiro, posses e glória do que a todos os outros reis que já existiram ou existirão. Se você andar nos Meus caminhos, Eu prolongarei os seus dias (ver 1 Reis 3.3-15 e 2 Crônicas 1.7-12).
Salomão foi um grande administrador da nação de Israel e jamais houve outro rei como ele. A bíblia diz que era um tempo de alegria e festividade na nação israelense. Era um tempo de paz para Judá e Israel. O exercito de seu reinado reunia 40 mil cavalos e 12 mil cavaleiros e Salomão fez investimentos na marinha israelense. Todos pagavam seus impostos alegremente, pois o governo cuidava do povo e lhes provia segurança e paz. Salomão não fez nenhum escravo. A riqueza do reino era tão grande que a 2 Crônicas 1.15-17 diz que haviam “prata e ouro como pedras” – isso é muita prata e muito ouro – e que Salomão tinha grandes vantagens econômicas nas importações e exportações de Israel.
Sobre a sabedoria de Salomão, a bíblia diz: “Deu também Deus a Salomão sabedoria, grandíssimo entendimento e larga inteligência como a areia que está na praia do mar. Era a sabedoria de Salomão maior do que a de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios. Era mais sabe do que todos os homens (…) e correu a sua fama por todas as nações em redor. Compôs três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco. Discorreu sobre todas as plantas, desde o cedro que está no Líbano até o hissopo que brota do muro; também falou dos animais e das aves, dos répteis e dos peixes. De todos os povos vinha gente para ouvir a sabedoria de Salomão, e também enviados de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria” (1 Reis 4.29-34). Salomão tinha grandes conhecimentos em biologia e entendia sobre plantas e animais e é provável que tenha sido um dos maiores biólogos da antiguidade. Era também um grande literário e escritor,, além de autor de três livros da bíblia: Eclesiastes, Cântico dos Cânticos e Provérbios. Pessoas vinham de todos os cantos da terra para que pudessem dar uma olhada em que era aquele tão famoso rei cuja sabedoria era falada em todas as rodas sociais. Reis vinham para visitá-lo. Se fosse nos dias de hoje, Salomão seria o maior destaque dos noticiários.
Salomão também ganhou o privilégio de construir o templo de Deus. O templo simbolizava a presença de Deus na terra e a própria glória de Deus encheu o templo quando terminado. Salomão era um grande amigo de Deus e Ele apareceu a Salomão algumas vezes. “Assim, o rei Salomão excedeu a todos os reis do mundo, tanto em riqueza, como em sabedoria. Todo o mundo procurava ir ter com ele para ouvir a sabedoria que Deus lhe pusera no coração (1 Reis 10.23-24).
Salomão foi o homem mais sábio da terra em seu tempo e foi o homem mais sábio a já existir na terra depois do Senhor Jesus. E este homem sábio foi um tolo. A bíblia também diz que Salomão amou “mulheres estrangeiras, moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, mulheres das nações de que havia o SENHOR dito aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor. Tinha 700 mulheres, pricesas e 300 concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses e seu coração não era de todo fiel para com o SENHOR, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai. Salomão seguiu Astarote, deusa dos sidônios e Astarote, abominação dos amonitas. Assim, fez Salomão o que era mau perante o SENHOR e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai” (1 Reis 11.1-6). O homem mais sábio se tornou o maior dos tolos e se envolveu com mulheres que não acreditavam no Senhor Deus. Eventualmente, Salomão se tornou um idólatra e começou a seguir falsos deuses. Alguns desses deuses exigiam sacrifícios de bebês nos cultos e Salomão chegou ao ponto de construir templos para esses deuses. Salomão se desviou de Deus porque entrou em relacionamentos sobre os quais Deus avisou que ele não entrasse.
Agora, você pode pensar o que quiser, mas considere que Salomão foi o segundo homem mais sábio da terra. Sabe, principalmente entre nós, jovens, achamos que sabemos tudo e na verdade somos uns tolos. Achamos que não há problema namorar alguém que não ama Jesus, pois nós temos muita fé. Ou então, inventamos uma desculpa qualquer e dizemos que jugo desigual era só para o contexto da época e que está ultrapassado. Pensemos no caso de Salomão, antes de inventarmos estas desculpas. Se você já está mais velho e começa a considerar alguma garota que não é cristã, pense comigo antes de criar seus próprios motivos.
Sério, você que namora, é noivo(a) ou pensa em se envolver com alguém que não ama Jesus, eu quero que você pense comigo: onde vocês vão no domingo de manha? Com quem você vai orar todas as noites? A quem você vai confessar seus pecados e pedir um aconselhamento de acordo com a palavra de Deus? Com quem você vai ler a bíblia e contar das coisas incríveis que Deus tem feito para você?
E seus filhos? O que vai acontecer quando ele(a) decidir que quer levar os filhos para o templo budista ou para o centro espírita? Como vai ser quando o nome de Jesus for zombado toda vez que você tentar falar sobre ele para as crianças?
Eu peço a você em amor e preocupado porque sei que Deus se importa com quem você se envolve: fique longe de relacionamentos com pessoas que não amam Jesus.
Salomão foi o homem mais sábio da terra, mas você pode ser mais sábio(a) que ele!

Anúncios

11 Comentários

Arquivado em Pensamentos

11 Respostas para “Mais sábio que Salomão?

  1. Lalá

    Em relação aos jovens, é chamado de utopia da onipotência, ou algo assim…esse jeito de pensar que “comigo não acontece”. “Eu posso namorar um menino não cristão, não vai mudar nada no meu relacionamento com Deus…com mta gente acontece, mas comigo não vai acontecer.” Tolinhos, não? Pois é, nós jovens somos assim…tá aí um grande motivo pra gente sempre pedir sabedoria pra Deus…se for depender da nossa,lascou.

    Mas uma coisa que eu gosto muito da história de Salomão é aquele caso do bebê que tinha duas mães….depois do chapolim, claro! “É esta que tá aqui atrás!!!” hahaha

    Beijo, lindo!

  2. Outra falha grave de Salomão foi a inflação esmagadora. Quando ele deixou o reino, este havia se tornado inviável. E inviabilizou o reinado de Roboão, provocando a divisão das tribos.

    Abraços!

  3. Lalá

    Eu queria mais textos…! Vamo aumentar a produçao, faz o favor?? =P

  4. Franc

    mto bom!

    Jesus abençoe!

  5. O maior mal exemplo que já existiu e é considerado sábio porque ???
    Era juiz e não seguiu a lei (teve mais de trocentas mulheres), foi idólatra, assassino, mesclou a fé com sacrifícios a outros Deuses, e ainda disse de de 1000 não encontrou uma, e ele era o que ??? Idólatra. E de medo de ir pro inferno muita gente fica castrado de não pensar…Salomão ja tinha a lei nas mãos, era digno do que. Lei machista !!! um prostituto com muitas mulheres, e aí Deus apóia isso ? Mal exemplo…vemos hoje apesar de tudo, onde se vê um Juiz com 2 ou mais mulheres !!!
    Chega de religiosade igrejada e imbecilidade !!!

  6. Não era Rico “pura mentira”, A não ser que fosse como foi, corrupto, não era empresário, tudo o que possuia era do Reino de Israel.
    Não seguiu a Lei, idolatria…desviou-se vergonhosamente, e ainda é chamado de sábio etc…isso mostra o analfabetismo biblico, daqueles que dizem ser um livro escrito por Deus, idolatram inclusive o que não leem

  7. Rodrigo

    elandruda, entendo sua revolta, mas penso que não é exatamente assim… Uma coisa é ser sábio, outra é não errar… Segundo a bíblia, Salomão era sábio, mas isso não quer dizer que não podia errar, porque eu posso saber o que é correto e decidir pelo errado. Segundo a bíblia, Salomão era rico, reis e rainhas vinham de todos os lugares ouvir seus concelhos e pagavam caro por isso… Não considero a vida de Salomão um mal exemplo, porque ele se arrependeu e escreveu o livro de Eclesiastes para dizer que errou ao não seguir seus próprios concelhos! Daria mal exemplo se tivesse dito que acertou na vida… Deus não apoiou seus erros, apenas usa essa história como advertência, para nunca pensarmos que somos alguma coisa sem Ele. Rodrigo.

  8. Anderson

    Não se encaixa o contexto pois todas as pessoas podem se arrepender e aceitar a Cristo. Não confunda a ordem direta de Deus com uma suposiçao segundo seu entendimento sobre as escrituras. Alguem que ame uma pessoa nao crista, deve ter fé e perseverar, nao de ouvido a esta publicação que tem como pretencao separar o homens fazer distinção, julgar e excluir.

  9. Roddy

    Foi sabio e Homem de Deus até certo ponto, depois se desviou e cometeu abominações perante o seu Deus e sua terra.

  10. Vlw meu caro pela seu ponderado ponto de vista.
    Deus levantou adversários para Salomão, e disse IReis 11:39 – E por isso afligirei a semente de Davi… Isso demonstra o não arrependimento ou a não aceitação do arrependimento. Inclusive a própria planta do templo não fora feita por Salomão, mas por David. Não serei eu quem não perdoa, mas o mesmo não foi tudo isso que querem idolatradamente dizer: Isso é coisa de misticos (inclusive maçons). E o crente vai atrás.
    E disse a Jeroboão, rasgarei o reino da mão de Salomão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s