Em todas estas coisas nós somos mais do que vencedores!

StNedFlanders
Sinceramente, como eu me cansei de ouvir isso… não porque seja errado, mas porque é sempre fora do contexto. Quando Paulo (Romanos 8.37) diz isso, ele comenta sobre a força que nós cristãos temos para suportar a perseguição e as dores, mas infelizmente esse versículo muitas vezes é usado de uma maneira bem fora daquilo que se quer dizer. Já vi tantos pastores e líderes que fingem não haver sofrimento para aqueles que amam a Cristo e só sabem falar de amor. “Seu filho está doente, mas você não precisa sofrer! Por que você está sofrendo? Você é mais que um vencedor em Cristo!!” Nessas horas, me pergunto: cadê minha zarabatana com tranqüilizante?
Quando o assunto é sofrimento, perseguição e dor, tem muita gente que prefere fingir que isso não existe, preferem dizer que sofrimento é “do mundo” e que perseguição é coisa de tempos passados, da época de Domiciano e Nero. Dizem “Você é um vencedor!” Ah, como essa idéia não é bíblica. Eu creio que há muitas coisas boas aqui nesta vida, todas vindas de Deus como diz Tiago (1.17), porém não nego que essa vida seja muito difícil. Logo antes de enviar o Espírito aos apóstolos, Jesus promete que nós sofreríamos nesse mundo, porém Ele já havia conquistado o mundo (João 16.33). Ele não diz que talvez sofreríamos, Ele disse que sofreríamos. Sempre vejo os Ned Flanders cristãos, aquelas pessoas que não vêem problema em nada, nós somos vencedores e não há motivo para se entristecer. Eles são super espirituais, afinal de contas são cristãos que dirigem carros cristãos, se sentam em sofás cristãos, só tem amigos cristãos, bebem água cristã, usam cuecas cristãs, só compram papel higiênico cristão e ouvem música cristã. Não é a toa que ele é motivo de piada nos Simpsons, afinal ele representa tantos cristãos no nosso meio.
– Se alguém quiser vir após mim, negue a si mesmo e tome a sua cruz (Marcos 8.34-35)
– Irmão entregará irmão à morte e pai o seu filho, filhos se rebelarão contra seus pais e os matarão e serão odiados de todos por causa do meu Nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo (Mateus 10.31) – eu mesmo sofro zombaria na minha família porque decidi viver minha vida para Jesus Cristo
– Virá o tempo quando quem os matar pensará estar servindo serviço a Deus (João 16.1) – todo mulçumano radical crê nisso quando mata um cristão
– O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus, co-herdeiros com Cristo, contanto que SOFRAMOS com Ele para que sejamos glorificamos com Ele. Eu considero os sofrimentos deste tempo presente indigno de serem comparados à glória que há de vir(Romanos 8.16-18)
– Pois a vocês foi concedido, que por causa de Cristo, vocês não deveriam apenas crer, mas sofrer (Filipenses 1.29)
– Portanto não se envergonhe do testemunho do nosso Senhor ou de mim, Seu prisioneiro, mas participa nos sofrimentos pelo Evangelho pelo poder de Deus(2 Timotéo 2.8)
– Eles deixaram a presença do conselho (João e Pedro) regozijando-se de que foram considerados dignos de serem humilhados pelo Nome (Atos 5.41)
Você irá sofrer
Sabe, a vida aqui na terra é muito difícil mesmo e quanto mais conheço a Cristo, menos aqui quero estar. Se pudesse escolher, falaria para Jesus me levar logo para a Sua presença e viver uma eternidade de pura felicidade. As coisas são muito difíceis, você precisa trabalhar muito e é capaz de ser criticado porque se recusa a sonegar impostos e agir contra a lei. Muitos cristãos sofrem com complôs feitos contra eles, seja na faculdade, seja no trabalho ou até mesmo na família ou amigos. Às vezes, você sofre injustamente, alguém que você ama e respeita te apunhala pelas costas e isso só confunde porque é mais fácil mentir para si mesmo dizendo que não aconteceu do que realmente querer ver a verdade como ela é. Outras vezes, você sofre por merecimento, porque você pecou contra alguém e está sofrendo as conseqüências. E por último, tem aquele sofrimento que Deus manda como mandou para Jó: Deus escolhe usar você para que algum propósito maior. Cristo também sofreu injustamente, Ele não merecia traição de um amigo, a família pensar que Ele fosse louco, a tortura romana e a morte humilhante. Não precisa ser um grande gênio para perceber o quão acabado e destruído esse mundo está e no meio das maiores dores que já tive, me chamaram de vencedor. Eu não me sentia um vencedor, mas continuaram a insistir que eu era um vencedor em Cristo e precisava ter mais fé para vencer o sofrimento. Além de estar sofrendo, duvidaram da fé que tenho e isso não ajuda em nada quem só consegue ver o mundo embaçado pelas próprias lágrimas. Só de viver em um mundo pecaminoso, já machuca. A bíblia diz que a criação inteira espera pela redenção, pois ela mesmo sofre (Romanos 8.22)
A jornada é longa e quem nunca se sentiu sozinho no meio dela? Eu sei que Cristo está comigo em todos os momentos e que Ele nunca me abandonará, mas sei que houve momentos que Ele escolheu para não falar nada e deixar que a dor me santificasse. Eu mesmo escrevo essa mensagem agora e preciso trancar a porta do meu quarto, porque já choro de lembrar das coisas que doem. Lembro de pessoas que magoei e que gostaria de ter agido de maneira diferente e também lembro daqueles que me magoaram sem motivo aparente e eu gostaria de perdoar de maneira sincera. Também me pergunto porque Deus permitiu que certas coisas acontecessem que eu nunca compreendi. Lembro dos amigos que já vi sofrendo ou daqueles que sei nunca mais vou ver. Lembra daquele parente que você perdeu cedo demais e inesperadamente? Ou então daquela pessoa que você ama tanto e foi diagnosticada com um câncer incurável. Hoje conversei com minha mãe e ela me contou sobre sua adolescência difícil porque foi tomada de uma doença misteriosa que durou por muito tempo e tomou anos de sua vida. Outra notícia, foi minha professora, ela está se separando do marido porque ele a faz sofrer e a traiu.
Ontem mesmo, meu professor de ética me contou de um massacre de 600 crianças do qual um amigo seu havia sido testemunha.
Tenho forte convicção de que muitos filmes de Hollywood tentam criar o mundo perfeito porque sabem que o nosso é imperfeito demais. Todos são bonitos demais e não existem mulheres com complexo por causa de seus defeitos. Todos são inteligentes e de boa família. Os homens respeitam as mulheres, os bonzinhos são recompensados e os malvados têm o que merecem. As famílias são felizes demais e os pais amam os filhos por quem são e não pelo que fazem.
Hoje, eu estava no carro ouvindo música irlandesa e sei que isso é peculiar, mas eu amo música irlandesa (eu tenho uma idéia de que, quando Jesus voltar, o ministro principal de louvor poderia ser o Bono Vox cantando e tocando músicas de seu país). Enfim, a música cria um ambiente muito feliz, fala de um mundo utópico onde todos são felizes no fim do dia. O vocalista exprime seus sentimentos de frustração com o mundo porque sabe que o mundo do jeito que gostaria não é real. Eu, particularmente, não suporto pessoas que só sabem cantar What a Wonderful World (Que mundo maravilhoso). Maravilhoso aonde?!
Como diz Mark Driscoll, o sofrimento não é uma escola à qual você sente falta quando está de férias. Mas enquanto você estiver matriculado, tente aprender nela. Sofra bem. Eu não sei exatamente porque você sofre, muitas vezes você também não sabe, mas I Coríntios 13.12 diz que nós vemos em parte e conhecemos em parte, mas chegará o dia em que O veremos face a face e compreenderemos porque as coisas acontecem do jeito que acontecem. Pedro pede que nós não estranhemos as provações e dificuldades da vida (I Pedro 4.12). Na sua segunda carta (3.8-14), Pedro pede que seus irmãos tenham paciência para a volta de Cristo, Ele não é lerdo, mas é paciente e bondoso e salvará todos os que escolheu. Jesus Cristo vem.
E a promessa é de um novo céu e uma nova terra e, principalmente, sem mais nenhum sofrimento: “Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus (…). Então, ouvi grande voz vinda do trono dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Disse-me ainda: tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim.” (Apocalipse 21.1-6)
Há uma música de Jeremy Camp chamada There Will Be A Day (Haverá Um Dia) que diz assim: “
Haverá um dia sem mais lágrimas, sem mais dor e sem mais medos. Haverá um dia quando os fardos desse lugar não mais existirão e veremos Jesus face a face”
Eu prometo a você de todo meu coração que este dia chegará. Ele mesmo vai limpar as lágrimas dos seus olhos e não haverá mais dor, sofrimento, medo. Não haverá mais portas na sua casa porque você não precisa se preocupar com quem entra. Não haverá mais abuso infantil nem abuso emocional. Quem você não será determinado pelo celular que você comprou, o carro que você financiou ou a casa que você mora. Não haverá fome nem dificuldade. Não haverá indústria bélica. Não haverá PECADO. E haverá alegria na presença de Jesus por toda a eternidade.

E a história da humanidade terminará do jeito mais hollywoodiano possível:

E, com Jesus Cristo, viveram felizes para sempre =)

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Pensamentos

4 Respostas para “Em todas estas coisas nós somos mais do que vencedores!

  1. ana eliza

    oiee
    vlws pelo comentario no blog!!!
    o seu tbm esta bem bacana!!

    bjos

  2. Simplesmente perfeito, tenho um texto que fala mais ou menos sobre isso. Sofrer faz parte da evolução de nosso relacionamento com DEUS. No salmo 119 ele fala “Somos moldados pelo fogo de nossos sofrimentos”

    MANDOU MUITO.

  3. muito bom esse texto, Leo. acertou em cima!
    tb já sofri muito pq me jogaram minha falta de fé na cara quando estava sofrendo… minha esperança vem da certeza que um dia isso tudo vai acabar, acho que sem essa promessa do Senhor não ficaria sã por muito tempo. hehehe

  4. É verdade amigo!!!
    As pessoas estão confundindo os versículos 4 e 5 de Isaías como livramento de perseguição, tristeza, angústia.
    Se o próprio Jesus diz para lançar-mos sobre ele todas as nossas angústias e aflições, é porque essas coisas realmente nos são presentes.
    Parabéns pela iniciativa.
    Deus o honre!
    Graça e Paz
    Edu Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s