A Parábola do Bom Corinthiano

6798482.us_sao_paulo_x_corinthians_224_299
Você julga alguém por seu time de futebol, preferência política, sotaque regional ou nacionalidade?

Todo dia de grande clássico no Brasil fico sabendo que a policia teve de intervir e é triste que o jogo deixa de ser algo para a diversão e se torna algo neurótico. Lembro que meu pai nunca me deixou sair nos dias de jogo porque sempre há confusão, mas um dia marcou minha memória porque eu queria ir para uma peça de teatro lá no centro da cidade, porém fui vetado pelo meu pai, pois era dia de jogo São Paulo X Corinthians. Não lembro qual foi o resultado, só lembro que os torcedores irados precisaram ser contidos pela polícia e mais tarde quebraram diversas lojas também lá pelo centro. O futebol é uma das marcas do Brasil, mas infelizmente tem grandes defeitos. Com base nisso, proponho esta parábola:

E eis que certo religioso torcedor fanático são paulino, se levantou com o intuito de pôr Jesus à prova e disse-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Então Jesus lhe perguntou: que está escrito na Lei? Como interpretas? A isto ele respondeu:

Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forcas e de todo o teu entendimento.

E:

Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Então, Jesus lhe disse: Respondeste corretamente; faze isto e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é meu próximo? Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem são paulino saía do Estádio Morumbi vestido a camiseta do seu time em dia de clássico com o Corinthians pela taça do campeonato brasileiro e veio a cair em mãos de criminosos que ficavam à espreita do lado de fora do estádio, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto. Casualmente, descia um pastor são paulino por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo. Semelhantemente, um padre, também são paulino, descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo. Certo corinthiano que voltava de um dos ensaios da Gaviões da Fiel, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele. E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e colocando-o dentro de seu próprio carro, levou-o ao hospital mais próximo e tratou dele. No dia seguinte, tirou R$ 500,00 do bolso e os entregou ao responsável pelo paciente, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, aqui está o número de meu celular, é só me ligar a qualquer momento e me passar os dados para depósito. Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? Respondeu-lhe o torcedor fanático pelo são Paulo: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.

Baseado em Lucas 10.25-37: A parábola do bom samaritano.

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Pensamentos

3 Respostas para “A Parábola do Bom Corinthiano

  1. Lalá

    haaaa! Sabia que no fundo, no fundo, vc era corinthianooo! =)
    Vai Curíntia!!! \o/
    hahaha
    é, preciso ler o versiculo como “Amarás o teu próximo, (mesmo que seja são paulino), como a ti mesmo”
    hahaha
    Muito bom! Gostei da parábola adaptada…! =)

  2. Muito bom!!
    Fica melhor de entender assim!!

  3. Brother.. excelente texto!! (ainda mais pra mim corinthiano! hehehe).. peço a permissão para divulgar esse texto em meu blog, com os devidos créditos e o link dessa pagina!! se não concordar deletarei o post se assim pedir!

    então fica ai o link do meu blog:

    http://subirquadrado.blogspot.com/

    um abraçãoo cara.. Deus abençoe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s